Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Não se fazem mais crianças como antigamente

Hey você aí, nova geração que nasceu com o notebook e o playstation na mão, esse post não é pra você.

Esse post é pra você que, velho assim como eu, aos seus 4 anos não sabia o que era Internet, câmera digital, celular, e brincava no quintal fazendo bolinhos de barro e nas ruas de pega-pega e esconde-esconde. Assistia desenhos como Caverna do Dragão e lia os gibis da Mônica.

Eu sinto um aperto no coração quando vejo menininha de 8 anos carregando um celular, ou o menininho de 7 anos destruindo no Nintendo Wii. A questão da criatividade, da imaginação, está se perdendo, porque agora, as crianças não precisam imaginar uma história, criar um cenário, elas têm tudo pronto nas mãos no The Sims.

Minha inspiração pra esse post foi ontem, quando eu e o @ever_dade estávamos passando por frente de uma casa aonde algumas crianças cantavam em coro: "furou panela, furou panela, furou panela". Eu e ele tentamos lembrar de que brincadeira era aquela expressão, só descobrimos depois de uma enquete no Twitter, fazia parte da bricadeira de esconde-esconde, bateu uma enorme saudade.

Ouvindo expressões como essas, fiquei levemente emocionada em saber que ainda existem crianças que se divertem sem aparelhos eletrônicos e tecnológicos.

Tudo era tão mais puro, brincadeiras como: passa-anel, mês, pega-pega, esconde-esconde, corda, elástico, casamento atrás da porta, adoleta, amarelinha, bolinha de gude, pipa, carrinho de rolimã, roda cutia, cinco marias, etc. As crianças tinham cicatrizes de subir em árvores, cair de bicicleta, hoje, elas pedem de natal uma motoca elétrica.

Também vale relembrar o que a gente comia e bebia, coisas que nem existem mais no mercado. Vou colocar algumas imagens, cuidado pra não morrer de nostalgia. 

O suquinho em embalagens de plástico 










Pirulito Push Pop











O famoso pirocóptero

Os lendários tazos








Caixinha de personalidades Garoto







Caçulinha com pokebola









Geloucos que não gelavam








Coleção de cartinhas Yu-Gi-Oh












Ok, vou parar por aqui que eu não quero que ninguém chore. E eu não culpo as crianças da nova geração, elas não têm culpa. Mas se você tiver filhos, incentive-os a brincar com brinquedos que estimulem a imaginação, não deixe que eles, com 10 anos de idade, já estejam enchendo janela do msn com emoticons. A tecnologia nos ajuda, e muito, mas também substitui coisas que só a nossa memória pode resgatar.

Por: Nicoly

5 comentários :

  1. esqueceu de dizer sobre as cabanas feitas de galhos de árvore e barbantes/cordas, o que virava um forte apache para as guerras de laranja uhaeuheauea

    ResponderExcluir
  2. Verdade, também tinham as cabanas feitas dentro de casa, com cadeiras e lençol.

    ResponderExcluir
  3. muito bom, e no nosso tempo não tinha como alguém criar um blog sobre a infância deles falando mal da nossa, e assim vai... ahoauhua

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos que chegava final de semana eu ia para a casa dos avós e fazia casinha daquelas cadeiras de fio com todos os meus primos. A gente pegava o almoço e ia comer lá mesmo... Fingia que ia trabalhar... Pior, quando resolvíamos ser guerreiro e defender a... Sei lá como era o nome do país que inventavam... Chegava mais tarde ai todo mundo pra piscina, depois na hora do lanche ia todo mundo pra cozinha roubar os biscoitos da vó ( ps: Tenho que pedir pra ela fazer pra mim, aquela porra vicia U_U)

    E agora vem esse piralhos de uma merda de 10 anos ( me desculpem, só com palavras de baixo calão mesmo) com um Iphone, Ipad. I mais não sei que merda. ( ps: Eu quero um porraaaaaaaaaaa, já tentei esse argumento com meus pai... Não deu certo #ta,né.)

    E o pior! Uma criança de 7 anos, Sim S-E-T-E. Perdeu a virgindade aos 7 anos de idade. O guri mal sabia qual é a função do pênis, mal tinha 1cm e vai fazer isto?!

    (É, eu conheço este garoto. #ta,né.)

    A geração de hoje em dia está perdida.

    ResponderExcluir
  5. acabei de ouvir no fundo da rua onde eu moro =FUROU PANELA FUROU PANELA.fui correndo para not rsrsr pesquisar ,encontrei este blog esta de parabens .saudades de minha infancia eu era felize nao sabia .ABRAÇOS A TODOS QUE CURTIRAM SUA INFANCIA COMO EU...

    ResponderExcluir